Lolita


 Após a minha frustração de ontem de não ter encontrado um vestido Lolita pra comprar, eu pirei. Até então eu sabia o básico da moda, origem, algumas subdivisões e tal, mas ontem eu fiquei até as quatro horas da madrugada de hoje pesquisando sobre o estilo. Sério, eu estava nesse nível (pelo menos rendeu um bom post).

Alguns outfits são muito inspirados em Alice no País das Maravilhas
 Vamos começar sobre como descobri a moda Lolita: eu não sei. Não sei se vi fotos, li o nome em um lugar e fui pesquisar, ou alguém me falou, ou ainda se cai num blog Lolita por acaso. Só sei que conheço o estilo hoje em dia.


 Agora sobre a moda: começou mais ou menos na década de 70 (ninguém sabe exatamente) no bairro Harajuku em Tóquio, Japão. Mas qual a importância do bairro? Não precisava só falar a cidade? Não. Para quem não sabe, Harajuku é um bairro famosíssimo atualmente por conta das pessoas de lá terem estilos muito variados. Quem mora em Harajuku se expressa através de suas roupas, como se suas vestimentas mostrassem sua alma. Com um bairro desses, algumas garotas começaram a se inspirar na moda vitoriana (século XIX) e assim surgiu a moda Lolita.


 Vamos pensar no conceito "moça de família", o que isso quer dizer? Uma moça educada, inteligente, alfabetizada, costureira, sabe cozinhar, etc. Mas personalidade à parte, e quanto às roupas? Saias rodadas, babados, sem decotes, meia-calça... E assim são as Lolitas!


 É importante ressaltar que a MODA/ESTILO Lolita nada a ver tem com a obra Vladimir Nabokov: Lolita (livro). Muito menos com as adaptações ao cinema.


O que é necessário para uma Lolita


  A moda Lolita é como qualquer tribo urbana e tem seus subgrupos, mas há regras que devem ser aplicadas a todos esses estilos. Na Lolita são:
  • Anágua*
  • Meias (desde que não seja transparente)*
  • Saias e vestidos, nada de calça ou shorts*
  • A barra do vestido/saia nunca poderá ser curta, no máximo um dedo acima do joelho*
  • Acessório na cabeça*
  • Maquiagem com ar natural, focar-se em parecer uma bonequinha*
  • Cabelos ondulados e arrumados
  • Cores de cabelo naturais, principalmente
  • Bolsa
  • Babados e rendas*
  • Usar alguma peça de um brand (brand = primeiras lojas e as melhores de Lolita)
  • Sapatos de boneca, ou parecido
  • Algum outro acessório
 É claro que uma coisa ou outra pode variar dependendo do subgrupo, por isso coloquei um asterisco no que não pode faltar em nenhum deles. Deixarei alguns links no final do post sobre alguns desses subgrupos para quem estiver interessado. E agora, os principais subgrupos: Classical Lolita, Sweet Lolita e Gothic Lolita.



Classical Lolita 



 As primeiras Lolitas eram do estilo Classical Lolita, definido como o mais elegante e "maduro" das Lolitas. As principais cores são marrom, branco, verde musgo, azul marinho, preto, creme e bege (há mais algumas), dando um ar mais discreto a essas Lolitas. Fora a diferença da palheta de cores, as roupas desse subgrupo geralmente usa anáguas em formato A-line; temas como camafeus, rosas e coroas são comuns também.

Sweet Lolita



 A Lolita mais famosa, mas o importante aqui não é ser elegante, e sim meiga e fofa. Sweet Lolita é tão doce que as roupas devem ter cheiro de loja da Melissa. Tons pastéis são os principais, mas podendo ter preto, vermelho e até um rosa mais forte. As temáticas envolvem: doces, doces everywhere; florzinhas delicadas como as almofadas da sua avó; frutas; bichinhos de pelúcia e contos de fada.


Gothic Lolita



 Depois de tanta inocência e fofura do Sweet Lolita, chega o lado negro da força: o Gothic Lolita (até porque gótico ta em todo lugar). Não preciso dizer que as principais cores são preto e branco, não é? Ok, não preciso. Crucifixos, caixões, rosas, morcegos, símbolos pagãos estão presentes em qualquer estilo misturado com gótico, o Gothic Lolita não é diferente.



Lifestyle Lolita e Casual Lolita

 Sim e sim, existem garotas que levam Lolita como um modo de vida, ou seja, elas são Lolitas até quando estão dormindo! Mas usar aqueles looks super bem preparados todo dia seria um inferno pra se arrumar e ir até a padaria e voltar, não é? Então foi aí que surgiu o Casual Lolita, não é um subestilo nem nada, só a versão dia-a-dia de toda Lolita que é fiel seguidora da moda. As roupas são mais simples, mas sem serem relaxadas. Anágua, meia, acessório na cabeça e bem arrumadas ainda estão nas regras. Nada de sair de qualquer jeito nem que seja pra comprar leite na padaria do Seu Joaquim, entendeu?

Itas


 WTF is ita?
 Pense naquela modinha de chamar de poser no ano passado. Poser era aquele que dizia ser algo, mas não tinha conhecimento de nada sobre aquilo. Na moda Lolita, essas pessoas recebem um nome especial: ita. São aquelas que erram ao tentar se vestir Lolita, e comum entre as iniciantes do estilo.
 Entre vários erros, alguns merecem destaque:

  • Muito tecido de veludo ou cetim
  • Misturar anime ou cultura japonesa com o outfit Lolita
  • Tentar ser sexy (Lolita é sempre "moça de família")
  • Vestido ou saia vários dedos acima do joelho
  • Não usar anágua, meias ou algum acessório na cabeça
  • Renda barata e muito babado
  • Pegar qualquer coisinha do armário e tentar parecer lolita
  • Exagero de maquiagem (a ideia é lembrar uma bonequinha, não parecer uma boneca de porcelana)
  • Decotes
  • Usar orelhinha de algum animal (é moda, não cosplay)
Exemplo de ita
 Lógico que você pode usar qualquer uma dessas peças como quiser, mudar o que quiser, só não chame de Lolita, porque não é e se leu esse post, sabe disso.


Se você se interessou pelo estilo e pretende seguir, ou saber mais. Sugiro assistir o filme Kamikaze Girls (inspiração e ícone para o estilo) e ler os posts dos links abaixo, e também procurar mais nesses mesmos blogs, escritos por Lolitas.

Alguns links

2 comentários:

  1. OMG como eu amo Lolita, mas não estou usando no momento porque estou juntando dinheiro para comprar uma bolsa que combine com o meu vestido, só falta isso.
    Usei Lolita só uma vez e me senti maravilhosa, só que eu não posso levar nada(nada mesmo) porque não tenho bolsa. Já que não pode ser qualquer bolsa para Lolita, estou juntando dinheiro ashuahsua tá difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, é mais fácil juntar pra bolsa porque o meu caso é um vestido mesmo ajsdkhajdj. Mas pelo que eu sei, se for uma bolsinha fofa, retro e de cor clara funciona bem para primeiro acessório Lolita <3
      De qualquer modo, boa sorte, flor <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...