Hippies


 Todo mundo sabe que o Movimento Hippie começou nos anos 60, nos Estados Unidos, devido à Guerra do Vietnã. O movimento era composto por pessoas que desejavam a "paz e amor", ou seja, queriam que o mundo simplesmente fosse um lugar melhor (até hoje todos queremos). Os hippies valorizam questões ambientais, nudismo, emancipação sexual, cooperação e era por completo contra a violência, mas acho que isso tudo você já deve ter percebido (ou não).




 Há duas possibilidades de onde veio a palavra hippie, uma diz que veio da palavra hipster em inglês, um jeito de chamar aqueles que se envolviam com negros. A outra possibilidade diz que veio de uma gíria americana "hip", que significava "bacana/legal". Não há tanta certeza, mas prefiro achar que foi uma mistura de ambos.


 O Movimento Hippie em si não é complicado de entender, mas é muito interessante e inspirador. Em 1975, com o fim da Guerra do Vietnã, o movimento diminui bastante, mas tem os seus rastros hoje em dia no mundo ocidental. Algumas grandes cidades brasileiras têm alguma "feira hippie", um tipo de feira com produtos artesanais lindos, está presente em cidades como São Paulo, Belo Horizonte e até Ribeirão Preto.


 Na música, artistas como Jimi Hendix e Janis Joplin se tornaram ídolos do movimento, com músicas psicodélicas e conceituais. Até os Beatles e The Doors entraram na onda.

Janis Joplin e Jimi Hendrix
 A roupa dos hippies eram bem coloridas e alegres, utilizando muitas vezes a técnica de tie-dye. Headbands, jeans largos, coletes, saias longas e óculos redondos são a imagem que temos hoje de hippies, mas sempre com uma ideia de algo "fashion". E não era isso, os hippies clássicos procuravam uma vestimenta mais natural e "tribal", algo como voltarmos às nossas raízes pré-históricas.


 Alguns dizem que o Movimento ainda existe, eu discordo. O Movimento Hippie já acabou, infelizmente, mas não quer dizer que não existam mais hippies. Os hippies atuais não são como os clássicos, mas o tempo passa e muda as coisas, e hoje existe algo como "new hippie", pessoas com as mesmas ideias, mas sem um grande objetivo como a Guerra do Vietnã.

New Hippies
 É claro que existem os chamados hippies de shopping, aqueles que só gostam das roupas e fingem serem hippies. Não seja um deles, um hippie de verdade vive na natureza em comunidades (sim, elas existem por aí). Mas se você só gosta das roupas, não sinta medo de usá-las, só não saia por aí dizendo que é hippie.


 Se você simpatizou com o Movimento e tem interesse, recomendo os filmes Hair e Across The Universe (ambos musicais) que se passam nos anos 60, mostrando os hippies na época.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...